Equipe da Secretaria de Agricultura visita unidades produtivas da região de Pilar que contam com o apoio da Prefeitura em seu desenvolvimento
A
equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Recursos
Hídricos (SEAGRI) visitou diversas cooperativas da região de Pilar para
conhecer seus processos de produção e gerenciamento. O principal objetivo foi
conhecer os projetos e estudar formas de colaborar com o seu desenvolvimento.
Foram visitadas unidades produtivas que trabalham com beneficiamento de leite
de cabra, de frutas, produção de pães e de artesanato. São elas:
1. Cooperativa Mãos do Campo, situada na Adutora. Lá são fabricados, a partir do leite de cabra, queijos, achocolatados e doce. Os cooperados tiram a renda da venda desses produtos. São fabricados em torno de 350 quilos de queijo por mês e, de acordo com a equipe da SEAGRI, a pretensão é aumentar para 900 quilos por mês, de forma a promover a geração de mais emprego e renda;
2. Unidade de Beneficiamento de Frutas de Arapuá, gerenciada por um grupo de mulheres que fabricam geleias, cocadas e doces de frutas típicas da nossa região, como umbu, maracujá de boi, acerola e goiaba.
3. Unidade Produtiva de Sussuarana, coordenada também por um grupo de mulheres. A unidade conta com uma panificadora, a Flor de Mandacaru. Além de pães, são fabricados bolos, sequilhos, entre outros produtos, que são vendidos para a Mineração Caraíba. A empresa os oferece como café da manhã para os seus colaboradores. A padaria também fornece produtos para as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Jaguarari. A expectativa é de que sejam adquiridos novos equipamentos que proporcionem o aumento da produção, a ser destinada para a merenda escolar, para o CRAS e o CREAS e demais atividades da gestão municipal.
4. Atelier da Fulô, do distrito de Pilar, formado por artesãs que produzem e comercializam peças artesanais para cama, mesa e banho, de crochê, fuxico, feltro, materiais recicláveis e patchwork. O Atelier também fabrica sandálias de couro.
O
secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira (Val do Jacunã), viu de perto o
resultado dos projetos e acredita que eles impulsionam a economia local e fazem
por merecer o incentivo, não só da Mineração Caraíba, como também, do Governo Cuidando da Nossa Gente.
“O prefeito Antônio Nascimento vem dando apoio às diversas unidades produtivas do Município com o objetivo de promover a geração de emprego e renda, de forma sustentável. As cooperativas contam com o apoio da Mineração Caraíba, que ajudou na parte física, oferecendo equipamentos e treinamento do pessoal envolvido. Agora, com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, pretendemos desenvolver ações que impulsionem ainda mais estes projetos. Estamos identificando essas unidades produtivas para que possamos dar o apoio necessário. Pretendemos mudar a realidade do nosso município, principalmente de Pilar. Quando se fala em Mineração Caraíba pensamos apenas em minério, mas tem outros tipos de produção lá que precisam ser enfatizadas e, com o olhar da gestão, outras atividades podem ser desenvolvidas e gerar riqueza em nossa região”, ressaltou Val do Jacunã.
Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente